Há 29 Natais, a sala da casa de Heliana Ineu Medeiros, 59 anos, pulsa com as cores vermelha e branca. É que, desde o nascimento da filha, Camila, ela coleciona Papais Noéis dos mais variados modelos e tamanhos. Já são 83 Bons Velhinhos espalhados pela residência, no bairro Nossa Senhora de Fátima. Eles estão no teto, em prateleiras, em janelas, na árvore de Natal e na televisão. Tem Noel cantor, baterista, escritor, jogador de futebol, fotógrafo e muitos outros.
Se eu pudesse, enfeitaria mais ainda. Não vendo a minha coleção nem se me oferecerem R$ 10 mil. Para mim, o Natal é o dia mais lindo do ano comenta dona Heliana, que mantém a casa enfeitada de novembro a fevereiro.
Na casa da dona Heliana, ninguém fica fora do clima natalino. Até mesmo a cadelinha Luna, 12 anos, farda-se com o tradicional gorro do Papai Noel. A mãe de Heliana, dona Cauquer, 89 anos, e a amiga da família Rosane Vaz, 48, também costumam se deixar contagiar pela alegria da colecionadora.
Uma vez, o meu marido me ofereceu um som de presente de Natal, e eu não aceitei. Prefiro ganhar Papai Noel lembra a apaixonada pelo Natal.